|
Notícia - Jundiaí prepara atividades para o Dia de Luta contra Aids
Jundiaí prepara atividades para o Dia de Luta contra Aids
A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma série de atividades para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro. Neste dia, a exemplo de 2010, a proposta é de reforçar a luta contra o preconceito, levando informações para a população quanto a importância da solidariedade com as pessoas que vivem com HIV/Aids. O Dia de Luta contra a Aids foi criado em 1987 pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Em 2010, o foco também foi a luta contra o preconceito
De acordo com a gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria, Maria de Lurdes Munhoz, haverá ações educativas em parceria com a Associação Comercial e empresarial de Jundiaí, Diretoria de Ensino e as organizações não-governamentais GIPA (Grupo de Incentivo à Prevenção da Aids) e ABRAPA (Associação Brasileira de Apoio à Pessoa com Aids). “A Associação Comercial e empresarial vai colaborar com a distribuição de oito mil laçõs vermelhos aos lojistas, funcionários do comércio e população em geral.”
Segundo Lurdes, serão afixados também laços vermelhos de dois metros de altura em dez pontos estratégicos da cidade: Paço Municipal, Poupatempo, Parque da Cidade, canteiros da avenida Dr. Olavo Guimarães, e nas avenidas Itatiba, Nove de Julho, Jundiaí, Frederico Ozanan, Ferroviários e 14 de Dezembro. “O laço vermelho é o símbolo na luta contra a doença e foi criado como forma de homenagear os mortos e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia”, disse a gerente.
Na programação preparada pela Secretaria estão a Barraca da Camisinha, que estará montada na Praça Governador Pedro de Toledo, e as apresentações da performance “Diga não à discriminação”, com a Cia. Paulista de Artes. Laços vermelhos serão distribuídos nos centros comerciais e em terminais de ônibus.
As apresentações vão acontecer no Terminal Central (7h30), Terminal Vila Arens (8h15), Centro Comercial Vila Arens (9 horas), Praça Governador Pedro de Toledo (11 horas), Centro Comercial Vila Rio Branco (12 horas), Centro Comercial Hortolândia (16 horas), Paço Municipal (17 horas), Terminal Hortolândia (17h30), Terminal Central (18 horas).
A parceria com a Diretoria Regional de Ensino será de 27 de novembro a 4 de dezembro por meio do Projeto Ações Preventivas na Escola. Haverá capacitação de educadores universitários integrantes do Programa Escola da Família, mobilização da comunidade escolar sobre a temática HIV/Aids e Hepatites Virais, além da confecção e distribuição de quatro mil laços vermelhos e folhetos educativos para as escolas Pailo Mendes Silva, José Silva Junior, Maria de Almeida Scheledorn, Almerinda Chaves e Alberto Ferreira Rezendo (Louveira).
Fonte:
|
|
|