Notícia - 15/10/2009 - Fórum de ONG/Aids de SP não apoia parceria de laboratório com ONGs para testes de HIV por meio da saliva

15/10/2009 - Fórum de ONG/Aids de SP não apoia parceria de laboratório com ONGs para testes de HIV por meio da saliva

No fim da semana passada, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais lançou uma nota técnica (nº 272/2009) informando que não recomenda a incorporação de testes rápidos de HIV por meio de saliva como diagnóstico do HIV até a validação da tecnologia, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2010, além de portarias específicas sobre o assunto.

Nesta terça-feira (13), o Fórum de ONG/Aids de São Paulo aproveitou o assunto para se posicionar contra parcerias que o laboratório americano Interamerica estabelece com ONGs brasileiras, por entender que o papel de testagem é do governo. A empresa é dona do teste de saliva conhecido pelo nome comercial de Oraquick.

“Estou preocupado como esta iniciativa, ainda mais por não ter recomendação”, disse o presidente do Fórum, Rodrigo Pinheiro.

Procurada pela reportagem, a empresa disse que não oferta testes em massa para ONGs e sim oferece o produto para as organizações conhecerem o Oraquick. “É usado como triagem para o teste de HIV e não como diagnóstico. Em casos positivos, a pessoa ainda faz o exame de sangue”, disse Kenya Pierce, diretora para a América Latina do produto.

A empresa esclareceu ainda diz que só disponibiliza testes em ONGs que já possuam algum projeto de diagnóstico precoce e prevenção, e que sejam bem estruturadas. “A iniciativa só é realizada em concordância e com apoio do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) local, além de treinamento de profissionais”, afirmou Kenya.

Segundo ela, a empresa acredita que a iniciativa é uma forma de estimular o diagnóstico precoce. “Essas parcerias são comuns nos Estados Unidos. No Brasil ainda é uma coisa nova e muitas vezes esse tipo de associação é visto como corrupção, mas nosso objetivo é mostrar o produto. Já fizemos parcerias com ONGs de Minas Gerais, por exemplo”, enfatizou. A empresa ainda informa que deseja conversar com o presidente do Fórum de ONG/Aids para esclarecer dúvidas quando for possível.

Recentemente, nos últimos dias 8 e 9 de outubro, o Grupo de Amparo aos Doentes de Aids (Gada – São José do Rio Preto/SP) realizou testagem de HIV usando o Oraquick. “A gente sabe que não é fácil incentivar o diagnóstico precoce, então temos que inovar sempre. Tivemos uma repercussão positiva na região e bastante visibilidade da mídia local”, disse o ativista Fabio Takahashi.

Questionado se a tarefa deveria ser feita somente pelo governo, o militante disse que “não existem papéis quando se trata de saúde, só cumprimos o que é eticamente correto, incentivamos o diagnóstico”.

O produto foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no início de 2008.

Fonte:

 
< Voltar