|
Notícia - 14/04/2010 - Organização Panamericana da Saúde orienta sobre a nutrição de crianças em casos suspeitos de transmissão vertical do HIV
14/04/2010 - Organização Panamericana da Saúde orienta sobre a nutrição de crianças em casos suspeitos de transmissão vertical do HIV
“O leite materno deve ser a única fonte de alimentação, até os seis anos de idade, de uma criança que nasceu com HIV. Além disso, a amamentação deve continuar até o filho completar dois anos”, disse a representante da área de Nutrição da entidade, Chessa Lutter.
Quando as crianças estiverem doentes é preciso aumentar a ingestão de líquido, de alimentos suaves, variados e que apeteçam. Depois da doença, o ideal é oferecer comida em maior frequência e estimular a criança a comer mais, explicou Lutter. “Isso é importante porque as crianças adoecem bastante e as que vivem com HIV são mais vulneráveis.”
De acordo com ela, as autoridades do setor de saúde devem aconselhar as mães com HIV/aids a amamentar os filhos e tomar antirretrovirais para diminuir o risco deles se infectarem, ou evitar a amamentação para monitorar uma possível manifestação do vírus HIV na criança, dependendo de cada caso.
Ainda Segundo Lutter, o risco de transmissão vertical do vírus da aids é menor durante a gravidez (5 a 10%) e maior na amamentação até os 18 ou 24 mees (30 a 35%).
Serviço
A "3ª Semana Virtual: HIV e o setor de saúde" é uma realização da Organização Panamericana de Saúde e segue até esta sexta-feira, 16. Confira a programação:
Dia 14 – Avaliação da resposta do sistema de saúde ao HIV/DST: o que mostram e recomendam?
Dia 15 – O que há de novo na prevenção a HIV/DST para adolescentes e jovens?
Dia 16 - Iniciativa de EliminaÍ ão: avanços na América Central e nos países andinos
Fonte: Fábio Serrato
|
|
|